Terça-feira, 9 de Junho de 2009

Contados os votos dos eleitores portugueses, o Partido Social Democrata venceu hoje as eleições para o Parlamento Europeu. Uma nova esperança nasceu para a alteração da situação política nacional. O grande derrotado é o PS que perdeu cerca de 600 mil eleitores em relação à anterior eleição.
 
Paulo Rangel, Manuela Ferreira Leite e o PSD venceram estas eleições contra tudo e contra todos, menos contra a vontade dos portugueses, claro está. Venceram contra a opinião publicada, contra os comentadores políticos do costume, contra as sondagens negativas, contra os ataques pessoais da campanha do PS, contra a propaganda e o envolvimento descarado do Governo socialista na campanha eleitoral.
 
Mas, é preciso dizer, venceram estas eleições por mérito próprio e contra muitos obstáculos e oposições internas. É verdade que o Partido não só não se empenhou totalmente na campanha como em alguns sectores alimentava-se o secreto desejo duma derrota do PSD, para depois afastar Manuela Ferreira Leite da liderança.
 
Ainda tenho na memória as declarações públicas de alguns "barões" do partido mas também de alguns pequenos responsáveis locais, inconformados com o resultado das eleições internas do ano passado, que exigiram em diversos momentos a demissão de Manuela Ferreira Leite considerando-a incapaz de enfrentar o PS de José Sócrates e vaticinando uma copiosa derrota do PSD nas europeias.
 
Por isso esta vitória de Manuela Ferreira Leite e Paulo Rangel é duplamente significativa porque afirmou-se contra os naturais adversários externos mas também contra os conspirativos adversários internos do PSD.
 
Mas foi também a vitória da política de verdade, da vontade de falar aos portugueses olhos nos olhos dos reais problemas do país e das soluções realistas para os resolver. E aqui começa a próxima batalha política do PSD em direcção às eleições legislativas e autárquicas do fim do Verão.
 
Agora ninguém dirá que o PSD não pode voltar a vencer o Partido Socialista.

 

Carlos Pinto, no "Poeta do Risco"


tags: ,

publicado por Política de Verdade às 11:06
9 de Junho, 2009 | link do post | comentar

 
Donativos

Donativos

Redes Sociais