Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Política de Verdade

Política de Verdade

20
Ago09

A violação do princípio da igualdade defendida pelo PS

Política de Verdade

Eu acordo de manhã - com dificuldade - todos os dias da semana, para trabalhar, "dar no duro", e com isso ganhar o meu salário. O Estado tributa-me violentamente, em IRS, no IVA, no Imposto Petrolífero, e de muitas outras formas que a anestesia fiscal me impede de perceber. Agora, consciente ou inconscientemente, a maior parte daquilo que eu ganho é entregue ao Estado - cerca de 70%.

 

Enquanto cidadão, concordo que o fruto do meu trabalho deve ser usado para financiar a Justiça, a Segurança, a Defesa, a representação do país no Exterior, e a preservação do património histórico e natural. Aceito que podemos ter algum nível de apoio social a algumas franjas da população mais desfavorecidas, embora preferisse que tal fosse feito a uma escala mais próxima dos cidadãos. Gostava que a Saúde e a Educação fossem organizadas de outra forma - o SNS e a Educação de sentido único não são os meus modelos - mas concordo que haja um financiamento público para estas áreas.

 

Agora, falando claro: sou de uma forma "abominavelmente ressabiada" contra a utilização do fruto do meu trabalho e da maioria dos cidadãos (que organizam as suas vidas com esforço), para subsidiar empresas, usando critérios de um nível de subjectividade e arbitrariedade chocantes; não vejo onde possa haver "externalidades", que não negativas, no apoio à empresa X, em detrimento de toda a economia produtiva, das classes médias e das famílias, distorcendo a concorrência, e violando o mais elementar dos princípios das sociedades em que vivemos: o princípio da igualdade.

 

Os subsídios a empresas, no quadro em que vivemos - em alguns casos, para pagar salários - só se explicam num quadro de afirmação de Poder da parte de certos agentes políticos em concreto. Não com o fruto do meu esforço, "faxavor"!

 

Rodrigo Adão da Fonseca, no "Jamais".

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D