Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Política de Verdade

Política de Verdade

02
Set09

Sócrates também já não acredita

Política de Verdade

Depois de muitos saberem que a derrota do PS nas eleições legislativas é, cada vez mais, uma possibilidade bem real, os Portugueses ontem tiveram a prova clara que, até o próprio PM já não acredita nessa vitória.

Da maçadora entrevista com José Sócrates destacam-se dois sinais de fragilidade: o ataque desmesurado a Manuela Ferreira Leite e o fim do tabu da maioria absoluta.

No primeiro caso, Sócrates passou a entrevista a atacar, sempre que podia, a propósito e a despropósito, a liderança do PSD. Qualquer livro básico de estratégia política ensina: valorizar em excesso o nosso adversário – comparando-nos com ele, dando-lhe importância, tentando menorizá-lo e ridicularizá-lo – é um sinal de fraqueza. E Sócrates ontem estava, nesse aspecto imparável. Uma sanha como há muito não se via.

Por outro lado, e para os ouvidos mais atentos, o PM acabou também por mostrar o seu segundo sinal de fraqueza. No PS, já não se fala numa vitória em maioria absoluta, mas num Governo que dure quatro anos em condições de estabilidade. E, como já se sabe que, provavelmente, quem ganhar em Setembro não conseguirá uma maioria absoluta, ontem tivemos a confirmação que, se necessário for, uma vitória do PS trará, como brinde, PCP e/ou BE para o Governo: «Não excluo nada», Sócrates dixit, quando confrontado com essas questões.

Será que é isso mesmo que queremos?


Francisco Mota Ferreira, no "Novas Políticas"

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D